terça-feira, 17 de maio de 2011

Diante da polêmica mostrada no programa fantástico da TV Globo, resolvemos mostrar a realidade da merenda escolar da rede municipal de Paranhos – MS.

Em um encontro com a nutricionista Ana Lúcia dos Santos Silva foi feita uma breve entrevista sobre a realidade da merenda escolar em nosso município.
1. Baseado em que é montado o cardápio escolar?
Baseado na resolução 11.947/2009. De acordo com as exigências do FNDE onde diz as quantidades de carboidratos(massas), proteínas(carnes e grãos) e lipídios(grãos e gorduras).
2. A merenda supre os 20% das necessidades sugeridas?
Sim, atende as necessidades, todo cardápio é calculado de acordo com as necessidades nutricionais dos alunos e esse cálculo é feito baseado em estudos como a referência entre parênteses (VITOLO, 2008). E ainda as escolas rurais atende 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos.
3. Frutas e verduras fazem parte do cardápio? Quais?
Legumes sim, verduras somente nas escolas com produção própria como mostrada nas fotos abaixo, já as frutas são oriundas de mercados fora da cidade o que encarece além do fato que elas deterioram facilmente, somente são servidas nos CEIS. 


4. Como são transportados os alimentos até a escola?
Foi adquirido um furgão fechado para a maior segurança dos alimentos e também caixas térmicas para transporte de perecíveis.
5. O armazenamento é feito de que forma?
Perecíveis: freezer e câmaras frias
Não perecíveis: prateleiras em depósitos específicos (como mostram as imagens abaixo).
6. A limpeza do armário de alimentos é feita ocorre de quanto em quanto tempo?
Limpeza rotineira, sendo semanalmente e a cada  quinzena quando o depósito está com pouca mercadoria é feito a lavagem para receber novas mercadorias. Ainda é feito a dedetização pelo controle de vetores a cada 3 meses.
7. Quem é responsável pela fiscalização da validade dos alimentos?
A nutricionista e o CAE (Conselho de Alimentação Escolar).
Além disso, fizemos visitas pela cozinha de uma creche e uma escola onde foi observada a infra estrutura e a higiene apresentadas nas imagens abaixo.