quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia do Desafio

O Dia do Desafio, evento que não ocorreu apenas no Brasil, mas, em mais de 20 países, também ocorreu aqui no município de Paranhos.
A ação faz parte do calendário de eventos voltados ao público do projeto interdisciplinar Educando com Saúde porém, o que ocorreu ontem foi em todo o Brasil e em algumas partes do mundo.
O Dia do Desafio é assim conhecido por ser uma proposta de desafiar o sedentarismo, e a correria urbana das grandes cidades oferecendo sugestões simples de medidas que podem (e se aplicadas irão) melhorar muito a qualidade de vida dos indivíduos e os que com ele convivem.
No ano de 2010 o Dia do Desafio atingiu 20 países, aproximadamente 3.505 cidades e mais de 59 milhões de pessoas, com exercícios físicos, orientações sobre postura no trabalho, alongamentos, terapias como massagens e palestras educativas para todas as idades.
Aqui no município de Paranhos a ação inicial foi de orientação sobre medidas simples desde o repouso, pausas no trabalho até orientações sobre a alimentação. Mas, não parou por aí, ainda foram realizados testes de glicemia (que avalia o diabetes ou açúcar no sangue), pressão arterial, avaliação corporal (verificando quem está abaixo ou acima do peso) e feitas as orientações necessárias pela educadora física, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiro, além da participação de pedagogos da escola e dos alunos que foram treinados para apresentação das informações.

O comércio e escolas de um modo geral aceitaram muito bem a visita do projeto e dos alunos, demonstrando interesse e hospitalidade. Em um último momento o projeto visitou a prefeitura onde avaliou e orientou os setores e secretarias que aceitaram receber a visita. Muitos servidores fizeram avaliações e infelizmente não foi possível atender a toda demanda uma vez que tamanha procura não estava prevista no planejamento dos materiais. Mas haverá novas visitas e novas orientações ao público da cidade e aos servidores interessados.




Além do benefício à população era evidente a satisfação por parte dos alunos em participar de uma ação prática e desta forma fica nosso agradecimento a população que nos recebeu muito bem e aos professores que liberaram seus alunos para participar da ação.